Como eu comecei
- Gabriela Melo
- May 2, 2015
- 3 min read
Algumas pessoas vieram me perguntar como começar a correr, e eu, sinceramente, achei demais essa interação!! Mandem mais dúvidas e dicas de posts!! E olha, só de saber que existe essa vontade pra iniciar, já é sensacional.
Observação relevante.: em breve terá uma sessão só com histórias de como as pessoas começaram e como é a vida delas com a corrida! (Vai ser beeeeem bacana!)
Hoje, decidi escrever de onde veio essa vontade minha de correr (super pessoal o post, uma opinião totalmente particular!). Na verdade, bem verdadeira, eu nem considero como vontade, porque no começo era mais obrigação - bem diferente.
Quando fiz 17 anos voltei de 6 meses de intercâmbio nos EUA, e estava, hmm, bem (bastante) gordinha. Era ano de vestibular, e minha mãe me mimava todas as noites de estudo com pão de queijo e um pedaço do bolo que seria servido no dia seguinte no café da manhã. E NADA de exercício....
Chegou uma hora que eu estava super pra baixo, nenhuma roupa me servia, e o que servia nao vestia bem. E ninguém merece se sentir feia e ao mesmo tempo estar em um momento de tensão e pressão (pelo menos pra mim, que me cobro muito), que são os vestibulares.
Resultado: decidi ir em uma nutricionista e me mexer.
Eu fiz esse calendário antes de começar, oficialmente dia 4 de julho de 2013:

Minha meta: Emagrecer 8kg
Anotava TODOS os treinos que eu fazia, mesmo que fossem mínimos.
(Não da para ver na imagem, mas anotava).
Comecei a treinar sem auxílio de nenhum treinador (não aconselho, mas era o que dava), fazia tudo da minha cabeça e a corrida era só para dar aquela acelerada no processo, detalhe que nem gostava de correr.
RESULTADO: no primeiro mês emagreci 4kg (não sai da dieta nem sequer um dia).
Em relação a corrida:
No primeiro dia fiz caminhada (não aguentava correr "nem que a vaca tussa"), foram 40 minutos andando.
Aos poucos fui colocando a caminhada e a corrida intercaladas.. 10, 15, 20 minutos, e no final do primeiro mês já consegui completar 30 minutos correndo sem parar. Sofria, mas fazia! haha
E olha, eu acordava 5:30 da manhã para conseguir fazer algum exercício antes de ir para a aula (pedalava na bike do meu pai, fazia 7 minutes workout, correr na rua, qualquer coisa), porque sabia que o resto do dia teria que ficar o tempo todo na escola.
Não tenho ideia de quantos km eu rodava nesse tempo, mas era pouca coisa. Usava um relógio da Nike que só cronometrava, e já me achava a Mulher-maravilha quando aguentava correr 30 minutos direto!
Quando completei 45 minutos fiquei me achando (devia fazer uns 5km em 45 minutos, sei lá!)
Não me preocupava com que roupa usar, tênis adequado, nem nada. Com o tempo que fui querendo mimos e afins.
Meu step 1 foi assim, não teve muito o que pensar. Mas tinha uma meta, e isso que me motivava.
Se tiver condições para pagar um profissional para te acompanhar de perto, ótimo! Se não tiver, isso não é desculpa; chama uma amiga super animada para ir junto, e levanta do sofá!
VALE A PENA TODO O ESFORÇO, EU GARANTO!

Nessa foto: minha primeira corrida de rua OFICIAL - fiz 7km em 46 minutos, em 2014. Em 2015 repeti a prova e fiz em 38 minutos os mesmos 7km!
Comments